Já parou para se perguntar o que é NFT? Esse e diversos outros termos são usados no dia a dia de um investidor em criptomoedas. Preparamos um dicionário do investidor, com 33 termos e palavras sobre criptomoedas.
Guilherme Zamur
Já parou para se perguntar o que é NFT? Esse e diversos outros termos são usados no dia a dia de um investidor em criptomoedas. O primeiro passo é pesquisar e estudar tudo o que envolve esse universo! Por isso, fizemos um dicionário do investidor, com 33 termos e palavras sobre criptomoedas que você precisa conhecer.
Os termos e palavras escolhidos estão entre os mais usados pelos investidores em criptomoedas no Brasil e, também, no mundo. Vem comigo!
Altcoin
Combinação das palavras Alternative e Coin. É usado para se referir às moedas menos conhecidas que o tradicional Bitcoin, como Namecoin e Litecoin.
API
Forma de conexão entre dois sistemas de informação. É muito usada pelas exchanges de criptomoedas para permitir que aplicativos diversos, como a Fiscal Cripto, leiam e processem os dados de operações de seus clientes.
ATH
Abreviação do termo em inglês “all-time high” (em português, “alta de todos os tempos”). Representa o maior preço atingido por uma determinada criptomoeda em sua existência.
Baleia
Em inglês, whale. É o investidor que possui uma grande quantidade de Bitcoins ou outras criptomoedas, o que permite influenciar nos preços do mercado com transações.
Bitcoin
Considerada a primeira moeda digital centralizada do mundo. Funciona como um dinheiro eletrônico para transações ponto a ponto. É a responsável por criar um sistema econômico alternativo.
Blockchain
É um banco de dados descentralizado que registra as transações dos investidores em criptomoedas. O termo já apareceu em outro post aqui no Blog sobre NFTs.
Carteira (Wallet)
Em inglês, wallet. Termo usado para se referir aos dispositivos físicos ou virtuais que permitem armazenar, enviar e receber moedas digitais com segurança.
Criptomoeda
Também conhecida como Cripto, é um meio de troca que usa tecnologia de blockchain e criptografia para registro das transações.
Day Trader
É a prática de compra e venda de criptomoedas em intervalos de tempo menores que um dia.
DeFi
Abreviação do termo em inglês “Descentralized Finance” (em português, “finanças descentralizadas”), DeFi são protocolos, ferramentas financeiras e aplicativos construídos na blockchain.
Dip
É a queda de preços temporária de alguns criptoativos devido à volatilidade de mercado. A palavra é famosa pela expressão “buy the dip” (que, em português, significa “comprar na queda”).
DYOR
Sigla de “Do Your Own Research” (em português, “pesquise por conta própria”). É uma expressão utilizada para prevenir que o investidor invista sem pesquisar no que está investindo.
Ethereum
É uma plataforma global e descentralizada para aplicativos de smart contracts que usa a tecnologia blockchain.
Exchange
Nome dado às plataformas de negociação de criptomoedas. Permitem a troca de ativos digitais, semelhante ao que acontece em corretoras financeiras.
Fan Token
É um criptoativo feito para os fãs de determinada marca ou clube, recentemente utilizado por clubes de futebol, como Corinthians e Vasco.
Fees
São as taxas cobradas quando uma transação é realizada, seja em uma exchange ou quando é registrada na blockchain.
Fork
Também conhecido como bifurcação, é uma rede blockchain que se divide em duas, dando origem a duas criptomoedas distintas.
Hash Rate
Termo usado para se referir à capacidade de processamento da rede blockchain do bitcoin.
Hold
Em português, “segurar”. É manter as criptomoedas em posse por tempo indeterminado, principalmente nos momentos em que os preços estão em queda.
KYC
Abreviação de “Know Your Costumer” (em português, “Conheça seu Cliente”). É um procedimento no qual as exchanges exigem que seus usuários entreguem dados pessoais, como nome, sobrenome, RG, CPF e selfies, para evitar que lavagem de dinheiro e outros crimes possam ser praticados na exchange.
Metaverso
É um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade por meio de dispositivos digitais. Nesse ambiente, a economia é regida pelas criptomoedas.
Mineração
É o nome dado ao processo de adicionar registros de transações de moedas virtuais ao blockchain.
NFT
Abreviação de “Non Fungible Token” (em português, “token não fungível”). NFT representa códigos criptografados, únicos e indivisíveis, que garantem sua propriedade aos donos.
Play-to-earn
É o nome dado ao conceito criado pelos jogos NFT, onde jogadores recebem recompensas por jogar games em blockchain.
Profit
É o lucro que o investidor tem em uma transação.
Proof of Work (PoW)
Em português, Prova de Trabalho. É um mecanismo usado para a validação e registro de operações de criptomoedas na blockchain.
QR Code
Sigla de “Quick Response” (em português, resposta rápida). Código de barras que pode ser escaneado por meio da câmera de celulares, é usado para transações de criptomoedas.
Scam
Nome dado a golpes que são aplicados contra investidores de criptomoedas.
Shitcoin
Termo pejorativo usado para se referir a uma criptomoeda que não tem propósito ou valor.
Smart Contract
Em português, “Contrato Inteligente”. É um contrato descentralizado que é inviolável e autorrealizável. Isso significa que uma vez assinado, as condições escritas nele serão executadas automaticamente, independente da vontade das partes.
Spot
É o nome dado às negociações de mercado à vista de criptomoedas.
Stablecoin
Stablecoins são criptomoedas com lastro em outros ativos ou em algoritmos que garantem um preço estável.
Token
É um criptoativo que precisa de um blockchain para ser usado.
Agora que você sabe com a ajuda do nosso dicionário do investidor quais são os principais termos e palavras sobre criptomoedas, saiba como funcionam as declarações das suas operações.
Já conhece a Fiscal Cripto?
Tornamos a parte burocrática de declarações de criptoativos mais fácil e rápida para você. Crie sua conta gratuitamente e facilite a sua vida!