Antes de explicar como fazer o registro de um saldo inicial, é importante entender que este é um registro de ajuste e não é tipificado na IN 1.888, por isso também não é declarado no arquivo da IN 1.888.

Em geral usamos o registro de saldo inicial para:

Simplificar as importações e configurações iniciais de uma nova conta

Se não há necessidade de gerar as declarações e relatórios históricos, é possível registrar os saldos disponíveis em uma data específica e iniciar as importações e registro de operações a partir desta data, esta forma de registro reduz o trabalho de verificação e validação dos registros de todas as operações do seu histórico, principalmente se tiver um histórico longo, com muitas operações.

Para corrigir saldos de criptoativos que você não tem o histórico completo

Alguns motivos como o encerramento de uma conta, a falência de uma exchange ou a simples indisponibilidade do histórico de operações impossibilita o registro correto e detalhado das operações e para que o sistema possa chegar no cálculo correto dos seus saldos atuais é necessário registrar um saldo inicial que corrija a falta ou divergência de algum registro.

Para fazer o registro de um saldo inicial:

1) Acesse o menu CARTEIRAS.

2) Clique no botão ADICIONAR OPERAÇÕES na carteira desejada e em seguida em OPERAÇÃO INDIVIDUAL.

3) Você será direcionado para o formulário de registro de uma Nova operação.

4) Preencha o primeiro bloco do formulário informando:

  • Data e hora: informe a data que deseja registrar o saldo inicial, se for iniciar as importações a partir de 01/01/23, por exemplo, registro os saldo com a data de 31/12/22 ou, caso esteja registrando os saldos de uma conta que já encerrou, registre a data que fez os depósitos (transferências para outra exchante ou wallet).
  • Hash: não há necessidade de preencher este campo.
  • Operação com Exchange: preencher conforme a carteira que esta realizando o registro.
  • Tipo IN 1.888: selecionar Compra de criptoativo.
  • Operação: selecionar Saldo inicial.
  • Criptoativo de entrada: preencher com o criptoativo que deseja fazer o registro.
  • Quatidade: preencher com a quantidade do criptoativo que deseja fazer o registro.

5) No bloco Valores e cálculos, preencher o campo Valor da operação em BRL com o custo de aquisição da cripto, ou seja, o valor pago na época da compra.

6) No bloco Exchange ou Outra Parte, preencha com o seu nome, País “Brasil” e seu documento, mas não se preocupe que por ser um registro de ajuste ele não é declarado para a receita.

 

 

 

 

 

7) Para finalizar o registro clique em REGISTRAR OPERAÇÃO.

Esperamos ter ajudado, mas caso tenha mais alguma dúvida sobre como efetuar o registro do saldo inicial de um criptoativo fale com nosso Suporte clicando aqui.