Entenda como funcionam as regras para declaração e cobrança de impostos sobre a movimentação de criptoativos.

Após terminar de registrar e validar suas operações na nossa plataforma, será possível visualizar se você precisa ou não declarar movimentações e pagar impostos relativos a elas.

Para fazer isso, acesse o menu DECLARAÇÕES e verifique o resumo de cada mês.

220613_Tela_Declara__es.png

 

O que significa cada um destes valores?

 Valor Movimentado

É a soma de todos os valores de operações de criptoativos que você realizou naquele mês. Inclui compras, vendas, permutas, transferências e qualquer movimentação de criptoativos que você tenha registrado na plataforma.

Por que é importante analisar? Se você tiver movimentado mais de R$ 30 mil em um único mês em exchanges estrangeiras (por exemplo, Binance), você precisa entregar a declaração mensal de criptoativos conforme a IN 1.888.

Valor Alienado

É a soma de todos os valores de operações de ALIENAÇÃO de criptoativos. Alienação é um termo jurídico que engloba diversos tipos de operações de transferência de propriedade. Em criptoativos, em geral, dizem respeito às vendas (trocar criptoativos por reais) e permutas (trocar criptoativos por outros criptoativos), além das doações que você realizou e de dações em pagamento.

Por que é importante analisar? Se você tiver alienado mais de R$ 35 mil em um único mês, você precisa apurar se teve lucro em alguma operação e, se sim, pagar o imposto de renda sobre o ganho de capital no mês seguinte ao da operação, além de precisar preencher e entregar a declaração de GCAP junto com a sua declaração de imposto de renda (IRPF).

 Saldo em custo

É a soma do saldo de todos os seus criptoativos no último dia do mês em valor de custo de aquisição.

Por que é importante analisar? Caso tenha um saldo de criptoativos no dia 31/12 do ano anterior, poderá precisar declarar este saldo na parte de Bens e Direitos da sua declaração de imposto de renda (IRPF) do ano corrente.

Além disso, o campo Status do mês já informa se há ou não pendências com a Receita Federal. Ao clicar no botão Ver Relatórios, você poderá conferir quais ações são necessárias, baixar as DARFs ou relatórios para que possa efetuar as declarações necessárias referentes àquele mês (exemplo abaixo) e deixar registrado se já efetuou ou não aquela ação/declaração.

220613_Tela_Declara__es_Painel_de_Controle.png

Preciso declarar, e agora?

Através dos nossos planos é possível baixar seus relatórios e fazer as declarações necessárias de forma simples e rápida. 

Saiba mais sobre os nossos planos clicando aqui. (inserir link)

Não quer se preocupar com declarações e recolhimento de impostos? Contrate um de nossos especialistas, que resolvemos tudo pra você. Clique aqui e agende uma reunião.

 Como eu declaro minhas criptomoedas?

Os links abaixo te ajudarão a realizar cada uma das declarações exigidas pela Receita Federal: