Por que alguns dos meus criptoativos aparecem com um ponto de interrogação?
Fique tranquilo que vamos te ajudar! 😎
Existem algumas situações em que a Fiscal Cripto não consegue identificar o criptoativo da operação, porém, resolver isso é simples. Neste artigo, vamos explicar quais são as situações em que isso normalmente acontece e o passo-a-passo para resolver esta situação.
1 – Mais de um criptoativo com o mesmo símbolo
Esta é a situação mais frequente que impede a Fiscal Cripto de identificar qual o criptoativo da operação em questão. Por exemplo, o criptoativo Uniswap possui “UNI” como símbolo.
Porém, o mesmo símbolo “UNI”, é também usado para se referir aos criptoativos Unicorn Token e Universe Project, como na imagem abaixo:
Criptoativos com símbolo UNI
Fonte: Coingecko
Desta forma, se você registrar uma operação com algum dos criptoativos com símbolo “UNI” na Fiscal Cripto, o sistema não conseguirá identificar a qual criptoativo você se refere (Uniswap, Unicorn Token ou Universe Project) e, por isso, não calculará nenhum valor de operação até que você selecione o criptoativo correto.
Um indício de que isso pode estar acontecendo nas suas operações pode ser visto quando a imagem do seu criptoativo aparece com o valor “?”:
Criptoativo não foi identificado na operação
2 – Criptoativo não está cadastrado na nossa lista
Caso o símbolo do criptoativo não esteja cadastrado na nossa lista, o sistema não conseguirá identifica-lo e calcular o valor dele automaticamente durante as importações de operações. Este caso é mais raro do que o anterior, uma vez que utilizamos a Coingecko como referência de mercado, mas é possível. Normalmente, os casos mais frequentes são quando o símbolo do criptoativo ou é digitado errado ou é alterado pela exchange. Por exemplo, o criptoativo USDT tem seu símbolo alterado na exchange para USDT_TRON, quando o depósito (ou saque) de USDT é realizado via rede TRON.
Para resolver estes casos, você não precisará calcular os valores das operações manualmente. Para resolver esta situação, basta você seguir o passo-a-passo abaixo.
Passo-a-passo:
1. Encontre a operação que você quer ajustar os valores na opção “Resumo” do menu “Operações”
2. Clique no botão “Editar” da operação
3. Selecione o criptoativo a que se refere o símbolo na nossa lista de criptoativos. O criptoativo estará selecionado quando o ícone dele for carregado e for diferente de “?”.
4. Clique no botão “Recalcular” para calcular o valor da operação. Se o problema for referente ao valor do criptoativo taxa, clique no botão “Recalcular taxa“.
5. Salve a operação.
Pronto! Com isso, o sistema irá identificar o criptoativo correto e o valor da sua operação deve ser calculado normalmente.
Caso ainda tenha dúvidas, ou caso identifique que seu criptoativo não está na nossa lista, por favor, entre em contato com nosso Suporte.