Depois de registrar todas as operações e atualizar os saldos, a surpresa: os valores ficaram negativos ou precisam de origem e destino?!

 

E agora? 🤯

Fique tranquilo! Isso é um erro comum e de simples resolução. Neste artigo, vamos te explicar como funciona a lógica de controle de saldos no sistema, quais são os casos que levam os saldos a ficarem negativos e como corrigir.

Como funciona a lógica da Fiscal Cripto

O sistema da Fiscal Cripto divide o controle de estoque de criptoativos em dois: o Estoque Total e o Estoque de cada Carteira. O Estoque Total representa a quantidade adquirida daquele criptoativo, subtraída da quantidade alienada e sua finalidade é controlar o custo de aquisição do criptoativo.

A diferença deste Estoque para o Estoque da Carteira consiste basicamente nas transferências entre carteiras, que não são consideradas para fins de estoque total, mas são contabilizadas no Estoque da Carteira. Ficou confuso? Vamos a um exemplo prático!

Imagine que você tenha comprado 1 BTC em uma Exchange, transferido para sua Wallet e, depois, vendido para alguém a mesma quantidade:

Exemplo de 3 operações de BTC

Screenshot_from_2022-03-28_08-36-57.png

 

Na Fiscal Cripto, estas 3 operações serão contabilizadas da seguinte forma em cada tipo de estoque:

Impacto em cada tipo de estoque

Screenshot_from_2022-03-28_08-42-20.png

Para acompanhar como o sistema está seguindo esta lógica para suas operações, você pode baixar seu Memorial de Cálculo no “Painel de Controle” ou no menu “Declarações”.

Quais casos levam os saldos a ficarem negativos

Agora que você já entendeu como funciona a lógica do sistema, ficará mais claro entender porque os saldos ficam negativos e quais são os principais casos em que isso acontece.

Em resumo, toda vez que você registrar no sistema mais saídas do que entradas em alguma carteira, os seus saldos ficarão negativos. Ou seja, para que os cálculos do sistema funcionem de maneira correta, é preciso que seu histórico de operações seja registrado corretamente. Se alguma operação não for registrada ou se você não registrar um saldo inicial, é possível que seus saldos fiquem negativos.

Casos comuns em que os saldos ficam negativos

  • Registrar operações de apenas uma exchange: Por exemplo, você comprou 1 BTC no Mercado Bitcoin e vendeu 1 BTC na Binance, mas na Fiscal Cripto você registrou apenas a venda na Binance.
  • Não registrar operações de algum mês: Por exemplo, você comprou 1 BTC em maio e vendeu em novembro do mesmo ano, mas na Fiscal Cripto você registrou apenas as operações de novembro.
  • Não verificar os alertas de importação: Você fez todas as importações na Fiscal Cripto mas não verificou que nos alertas de importação há um aviso dizendo que uma ou mais operações do seu extrato, API ou planilha padrão não puderam ser importadas por algum motivo.
  • Registrar operações duplicadas: Por exemplo, você registrou operações de uma exchange mais de uma vez. Este tipo de situação costuma acontecer em duas situações: 1- usar o extrato CSV da Binance sem se atentar que há dias repetidos em dois extratos diferentes e 2- usar a mesma planilha padrão para importar operações de um mês para o outro, mas não apagar todas as operações do mês anterior antes de importar para o novo mês.
  • Solicitar duas vezes uma importação automática ao mesmo tempo: Por mais que consigamos controlar quando uma operação já foi importada via API, se você solicitar mais de uma vez a importação automática para o mesmo período de tempo antes que a primeira tenha sido concluída, poderão existir operações duplicadas.
  • Não se atentar a criptoativos que “mudam automaticamente” em algumas exchanges: Este tipo de situação é comum quando há permutas automáticas seja por mudanças de nome do criptoativo ou porque a exchange o trata de outra forma. Por exemplo, ao transferir BUSD da Binance para a FTX, a FTX faz uma conversão automática deste criptoativo para USD. Se você não registrar esta permuta automática (que não é registrada no histórico da FTX) seus saldos de USD ficarão negativos.

 

Como corrigir saldos negativos

Agora que você já entendeu o que causa um saldo negativo no sistema e quais são os principais motivos para isso acontecer, você precisará diagnosticar sua situação para corrigir seus saldos negativos. É importante reforçar que a correção é fundamental para que todos os cálculos do sistema ocorram de maneira adequada.

 

Passo-a-passo

1. Verifique se você importou as operações de todos os meses e de todas as suas carteiras e/ou se inseriu um saldo inicial dos seus criptoativos

2. Verifique se há algum alerta de importação

3. Verifique se você não solicitou mais de uma vez uma importação automática ao mesmo tempo

4. Verifique se os arquivos que você importou no sistema possuem mais de uma vez a mesma operação

5. Se após todas estas verificações você ainda não conseguiu identificar o que ocorreu, acesse seu “Painel de Controle” ou o menu “Declarações

6. Clique no botão “Memorial” para baixar o seu Memorial de Cálculo para o mês em que seus saldos estão negativos

7. Identifique o(s) criptoativo(s) que estão com saldo negativo e verifique seu(s) cálculo(s) de estoque

 

Pronto! Agora que você identificou o problema, faça as correções necessárias. Se ainda estiver com dúvidas, entre em contato com nosso Suporte.