NFTs e futebol, o que esses dois têm em comum? Em entrevista para a Exame, gerentes de inovação esportivos contam os planos dos clubes com os Fan Tokens e como utilizá-los na prática.

NFTs e esportes: o que eles têm em comum?

Com certeza a primeira resposta é a utilização do uniforme preto e branco pelos dois times. Porém, o que você não sabe, é que a semelhança vai muito além disso! E não, não estamos falando apenas do reconhecimento mundial e da história respeitável de cada clube.

A tática da vez é o uso de Criptoativos. Mais especificamente a utilização de Fan Token para trazer o torcedor para mais perto do seu clube do coração e, claro, engajar o clube.

Na Europa, o Juventus (ITA) foi o primeiro time a oferecer essa possibilidade lá em 2019. Isso refletiu diretamente no Brasil porque passa a ideia de que os Criptoativos podem fazer parte de uma estratégia de marketing dos times. O objetivo é trazer benefícios para os clubes e para os torcedores.

Transformar NFTs em “palpável” é o maior desafio no esporte

É claro que isso não é uma fórmula mágica! Mas, segundo Bruno Maia, CEO da Feel The Match, os NFTs dão passagem para a entrada de mais recursos para os clubes. Porém, é um produto que precisa ter sua imagem trabalhada para chegar até o consumidor. Afinal, nem todos entendem ou conhecem criptoativos, e fazer com que o torcedor compreenda é fundamental para o sucesso.

No Brasil, times como Flamengo, Corinthians, Atlético Mineiro, Vasco, Cruzeiro e Coritiba já aderiram à tecnologia de tokens colecionáveis: que vão desde obras digitais exclusivas assinadas por artistas renomados, até participações de decisões do cotidiano dos clubes.

Seguindo as mesmas regras de tributação das criptomoedas, os NFTs ou Fan Tokens precisam ser declarados no Imposto de Renda, quando tiverem um custo de aquisição acima de R$ 5.000,00 ou quando o investidor fizer vendas de R$35.000,00 ou mais e obtiver lucro com a venda destes ativos. Em caso de dúvidas, acesse a Fiscal Cripto e contate um de nossos especialistas!

Atribuindo um valor de ativo financeiro, os NFTs são apenas mais um produto com muitas possibilidades  que estimulam a participação do torcedor ativamente no clube. Assim, essa iniciativa é uma ótima notícia para trazer os Criptoativos como pauta para o futuro e dar mais visibilidade para esse tipo de moeda.