Mt. Gox, uma das principais exchanges do mundo nos anos 2010, notificou seus usuários vítimas de roubo em 2012 que eles irão receber indenização de parte do valor roubado até agosto de 2022. Possível dump de 140 mil Bitcoins está previsto para agosto.

Adriana Schilling


Homem com um cartaz dizendo "Mt. Gox onde está o nosso dinheiro?"

A Mt. Gox, uma das principais exchanges do mundo nos anos 2010, notificou seus usuários vítimas de roubo em 2012 que eles irão receber indenização de parte do valor roubado até agosto de 2022. Cerca de 140mil Bitcoins serão devolvidos aos seus credores.

Relembre a história da Mt. Gox

O ano era 2007 e a Mt. Gox era apenas uma plataforma que possibilitava aos seus usuários a troca, compra e venda de jogo de cartas, do qual a Mt. Gox herdou seu nome: “Magic: The Gathering Online Exchange”. Nesta época, seu criador, Jared McCaleb, começou a se interessar por Bitcoin e percebeu a dificuldade que existia na comercialização dos ativos. McCaleb resolveu, então, transformar o domínio mtgox.com em uma exchange, realizando transações de bitcoins e outros criptoativos. 

Em março de 2011, a Mt. Gox foi vendida para o entusiasta de Bitcoins, Mark Karpeles. O programador francês foi responsável por levar a exchange ao seu auge. Neste momento,  o valor do Bitcoin ainda era negociado próximo a um dólar e a Mt. Gox contabilizava a maioria das operações com Bitcoins realizadas no mercado, com mais de 120 mil usuários ativos e 20 mil transações diárias.

A mágica acabou

Em 2011, a plataforma teve suas chaves privadas hackeadas a partir das credenciais de um auditor da Mt.Gox e a exchange sofreu duras penas: os usuários foram afetados por um prejuízo, à época, de 8,75 milhões de dólares. Com novas medidas de segurança implementadas, porém,  a Mt. Gox  sofreu um novo ataque: em 2014, mais de 850.000 Bitcoins que estavam em sua custódia desapareceram.

Após diversos relatos de dificuldade e demora nos saques e transações, os usuários da Mt. Gox obtiveram um posicionamento oficial da empresa, que alegou um problema em seu sistema que permitia alterar detalhes das transações que ocorriam na exchange. 

Poucos dias depois, a “morte” da plataforma foi anunciada: todas as operações foram suspensas e Mark Karpeles renunciou ao seu cargo de CEO e fechou sua conta no Twitter, deletando todas as suas mensagens. Iniciou-se então, uma longa batalha judicial que, ao que tudo indica, está prestes a ser concluída.

As consequências do despejo

Em novembro de 2021, coincidentemente data de uma das maiores altas históricas no preço do Bitcoin, a corte japonesa formalizou o plano de reconciliação da corretora. Recentemente, a Mt. Gox anunciou que, até agosto de 2022, irá indenizar os usuários que foram vítimas do roubo com montante total de 140 mil Bitcoins.

Ainda não se sabe com certeza se o pagamento desta indenização afetará os preços de mercado, mas especialistas afirmam que 2 em cada 3 credores deverão holdar os Bitcoins recebidos da Mt. Gox.

Se isso for verdade, cerca de 40.000 Bitcoins, equivalentes a aproximadamente R$4,3 bilhões, serão vendidos a mercado no momento do pagamento, o que pode implicar em uma queda de cerca de 2,5% no preço do Bitcoin quando os pagamentos da Mt. Gox forem realizados. 

Um novo dump está prestes a ocorrer diante dos nossos olhos! Aproveite para adquirir ainda mais criptomoedas! Caso você tenha que declará-las, conte com a Fiscal Cripto!

Se você quer saber mais sobre como realizar as suas declarações de criptomoedas, acesse a Fiscal Cripto! Integrações automáticas, fluxos inteligentes de verificações, saldos em tela, acompanhamentos de investimentos, cálculo automático do custo de aquisição, recebimento de alertas de declarações pendentes e muito mais! Teste gratuitamente a Fiscal Cripto e faça a sua declaração de cripto, fácil!

Tem muitas operações e não quer se preocupar com as suas declarações de criptomoedas? Conheça o nosso Plano Concierge: uma assessoria completa para cuidar exclusivamente das suas declarações. A Fiscal Cripto cuidará de todas as suas operações: IRPF, ações, exterior, forex e, claro, tudo de cripto (spot, futuros, staking, mineração, etc). Além da entrega das declarações mensais e envio de DARFs por e-mail. Tudo isso feito por um contador dedicado, selecionado especialmente para você.