A gente te ajuda! 🙌

 

Entregar sua declaração de ganho de capital com criptoativos usando a Fiscal Cripto é fácil!

 

Passo-a-Passo

 

1- Faça download do Programa GCAP da Receita Federal referente ao ano em que os ganhos de capital foram apurados.

 

 

2- Gere seu Relatório GCAP na Fiscal Cripto e abra.

 

 

3- Abra o Programa GCAP da Receita Federal e preencha seus dados para iniciar uma nova declaração.

 

 

4- Selecione a aba “Direitos/Bens Móveis”.

 

 

5- Clique no botão “Novo” para incluir um novo registro de operação.

 

 

6- Preencha os dados de cada aba da declaração, conforme as informações do relatório gerado na Fiscal Cripto.

 

Lembre-se: Na opção “Onde o bem foi adquirido?” há discussões sobre qual deveria ser a forma a ser considerada, dado que um criptoativo é um ativo digital que está em um registro distribuído de uma blockchain. Em termos práticos, no GCAP, a única diferença é considerar ou não a variação cambial entre a data da compra e a data da alienação para o cálculo do ganho de capital e do imposto devido, algo que a IN 1.888 sinaliza que deve ser considerado. Portanto, na prática, seleciona-se “Brasil”, ainda que haja discussões teóricas a respeito.

 

 

Dica! Caso seja possível identificar a outra parte da transação, deve-se fazê-lo. Em geral, não há formas de fazer isso em criptoativos e, portanto, declara-se de maneira genérica “Comprador na Exchange XXXX”, conforme exemplo.

 

Dica! Alienação a prazo e alienação parcial de um determinado bem, em geral, não se aplicam para criptoativos e, portanto, marca-se “Não” nestas opções.

 

 

7- Clique no botão “Voltar” e revise a lista de operações da sua declaração. Você deverá incluir no programa todas as operações de alienação que realizar com criptoativos ao longo do ano nas quais teve lucro, seja para justificar lucros isentos, seja para justificar o pagamento de imposto.

 

8- Se houver imposto devido, volte no Programa do GCAP após realizar o pagamento e abra a operação em que teve lucro clicando duas vezes nela para indicar que realizou o pagamento do imposto.

 

9- Clique no botão “Exportar para o IRPF” para poder anexar a declaração do GCAP à sua declaração de imposto de renda.

 

Pronto! Sua declaração já está preparada para ser entregue. Não se esqueça de que o pagamento de imposto de ganho de capital é mensal, apesar de a declaração do mesmo ser anual