taxa cripto
Finalmente chegou a hora de entregar suas declarações de criptoativos! Veja abaixo como fazer e o prazo de entrega de cada uma delas.

Declaração Mensal de Operações com Criptoativos (IN 1.888)

Como fazer? Você deve entregar a declaração mensal de operações com criptoativos através do Portal eCAC da Receita Federal. Você precisará de um certificado digital para fazer a entrega do arquivo de dados gerado no site da Fiscal Cripto.

Prazo de entrega: O prazo para a entrega desta declaração é até às 23h59 do último dia útil do mês seguinte ao mês de realização das operações.

Quer mais detalhes? Assista ao nosso vídeo no YouTube.

Declaração de Ganho de Capital (GCAP)

Como fazer? Você deve declarar anualmente o ganho de capital que teve a cada mês do ano, seja como rendimento isento ou não. Esta declaração é feita em conjunto com a declaração de imposto de renda, utilizando o Programa GCAP da Receita Federal.

Prazo de entrega: O prazo para a entrega desta declaração é o mesmo da declaração anual de imposto de renda.

Declaração Anual do Imposto de Renda (IRPF)

Como fazer? Caso você se enquadre nas condições que obrigam a entrega da declaração anual do Imposto de Renda, você deve declarar o saldo de cada criptoativo que possuía no dia 31 de dezembro do ano anterior ao da declaração, desde que o custo de aquisição dele seja superior a R$ 5 mil, utilizando o Programa IRPF da Receita Federal.

Prazo de entrega: O prazo para a entrega desta declaração é geralmente até o último dia do mês de abril de cada ano.

Quer mais detalhes sobre GCAP e IRPF? Assista a este nosso vídeo no YouTube.